Preçário Ano letivo 2020/2021

Inscrição jardim de infância - 210
Mensalidade (setembro 2020 a julho 2021) - 435€*
Inscrição 1º ciclo - 225€
Mensalidade (setembro 2020 a julho 2021) - 455€*

* Inclui todas as atividades e alimentação biológica ovo-lateo-vegetariana 

Regulamento Interno 2020/2021

REGULAMENTO INTERNO

2020/2021

Admira a beleza,

Defende a verdade,

Venera a nobreza,

Escolhe a bondade!

Assim é que o homem

Será conduzido,

Às metas na vida;

Aos retos caminhos

Na hora em que age:

À paz, quando sente;

A luz quando pensa;

E aprende a confiar na

Regência divina

De tudo o que há

No vasto cosmo

No fundo d'alma

Rudolf Steiner

"A pedagogia waldorf não é um sistema de ensino, mas uma arte. A arte de despertar o que está realmente dentro do ser humano"

Rudolf steiner

"Crente é pouco,

sê-te Deus

E para o nada que é tudo

Inventa caminhos teus"

Agostinho da Silva

Artigo 1º - Objeto e âmbito de aplicação

1.1 Serve o presente Regulamento para estabelecer as regras organizacionais da Apis Escola Waldorf Sesimbra, polo da Escola Casa da Floresta, nos domínios do funcionamento dos órgãos e serviços, das relações entre os seus elementos, da conservação das instalações e da responsabilidade individual e coletiva dos membros da Comunidade Escolar. O cumprimento das normas que a seguir se definem é de observância obrigatória para todos os membros da referida comunidade, bem como de quem frequente as instalações.

Caracterização Geral da apis - Escola Waldorf de sesimbra

Artigo 2ª - Composição

2.1 O polo da Escola Casa da Floresta, Apis - Escola Waldorf de Sesimbra, situa-se na Quinta do Semanico, Rua Fonte de Sesimbra, nº42, 2970-271 Sesimbra. Na zona rural de Sesimbra.

2.2 Inclui Jardim de Infância e 1º ciclo, para crianças/jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos.

Artigo 3º - Finalidade

3.1. Cada criança é um ser único, a quem deve ser proporcionada uma caminhada escolar única: uma caminhada para a construção da sua identidade pessoal, tendo em vista a sua evolução física, emocional e espiritual.

Artigo 4º - Orientação Pedagógica

4.1. Assumimo-nos como uma Escola Waldorf, cuja visão do ser humano se cimenta na Antroposofia e na consequente autoeducação de toda a Comunidade Escolar.

Artigo 5º - Direção Pedagógica

5.1 Vivemos a Direção Pedagógica de uma forma colegial, onde todos os docentes, de todas as valências, em conjunto com a Direção, sentem, pensam e preparam a vivência da Escola e da Comunidade Escolar.

Artigo 6º - Oferta Educativa

6.1 Valências de Jardim de Infância e 1º ciclo.

6.2. Em complemento podem existir outras atividades artísticas e físicas, bem como projetos que, através de atividades de complemento curricular, visem proporcionar aos alunos e aos adultos outras aprendizagens sempre de acordo com os princípios da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia.

Horários e permanência no espaço

Artigo 7º - Regime de Funcionamento

7.1 O polo da Escola Casa da Floresta, Apis Escola Waldorf Sesimbra, funciona em regime diurno com horário normal das 8:00 às 17:00, dias úteis, com exceção nas interrupções da atividade educativa. Das 17:00 às 18:30 funciona em regime de apoio à Família através de Prolongamento regulado no artigo 17º.

7.2. Estes horários poderão ser alterados pela Direção sempre que esta o considere necessário.

Artigo 8ª - Acesso à Escola

8.1. No início do ano letivo os pais deverão adquirir cartões de acesso (5€ cada, valor de caução que é devolvido mediante devolução e após confirmação do correto funcionamento do cartão), que abrem o portão de entrada apenas no horário estabelecido. Os pais (ou a quem estes deleguem) devem passar o cartão no identificador sempre que vêm entregar ou recolher as crianças, mesmo que o portão se encontre nesse momento aberto por outra família. É obrigatório o registo de entradas e saídas para o devido controlo do acesso à Escola.

8.2 Cada Família poderá adquirir mais do que um cartão indicando na Secretaria os dados de identificação do portador do mesmo, sendo o mesmo pessoal e intransmissível.

8.3. Os pais ou familiares, que venham trazer ou buscar as crianças/jovens, deverão sempre descalçar-se ou colocar as proteções de tecido nos sapatos antes de entrar no espaço interior da escola.

8.4 É da responsabilidade de todos e de cada um, fechar sempre o portão após entrada ou saída da escola, obrigatoriamente.

Calendário Escolar, Interrupções da Atividade Educativa

Artigo 9º - Calendário Escolar

Jardim de Infância

9.1 O início do ano letivo para as crianças inscritas pela primeira vez no Jardim de Infância, é definido mediante calendarização previamente estabelecida, de forma a facilitar a sua adaptação. A presença do pai ou da mãe durante esse período, poderá verificar-se de acordo com o plano estabelecido pela responsável de sala.

1º ciclo

9.2. No 1º ciclo, as 2ª, 3ª e 4ª classes iniciam a sua adaptação no primeiro dia de aulas e a 1ª classe dois dias depois, tal como definido no Plano Anual de Atividades.

9.3 O Plano Anual de Atividades é enviado por correio eletrónico pela Direção no término do ano letivo anterior.

Artigo 10º - Interrupções da Atividade Educativa

10.1 As interrupções da atividade educativa, refletidas no Plano Anual de Atividades, são definidas de acordo com as indicações dadas no calendário escolar oficial do ano letivo de 2020/2021, do Ministério da Educação, adaptado às vivências da Pedagogia Waldorf.

10.2 A Apis Escola Waldorf Sesimbra encerra durante as interrupções letivas de Natal, Carnaval, Páscoa e durante o mês de agosto. Poderá também encerrar alguns dias no final do mês de julho e início de setembro dependendo do calendário do ano civil.

Matrícula, Mensalidades, Pagamentos e Anulação da Matrícula

Artigo 11ª - Matrícula e Renovação da Matrícula

11.1 A frequência do Jardim de Infância implica o pagamento de uma inscrição de 210€.

11.2 A frequência do 1º ciclo implica o pagamento de uma inscrição de 225€.

11.3. No pagamento da matrícula ou renovação da matrícula não há lugar a descontos por irmãos.

11.4. As quantias pagas com as matrículas são pagas anualmente na data definida pelo Plano Geral de Atividades e não são reembolsáveis em caso de desistência.

11.5 As prioridades na admissão de novos alunos seguem os seguintes critérios:

- Filhos de colaboradores

- Irmãos de alunos que frequentem a Apis Escola Waldorf de Sesimbra

- Crianças transferidas de escolas Waldorf

- Crianças que tenham frequentado escolas Waldorf

- Antiguidade na lista de espera

11.6 A Direção reserva-se o direito de admissão ou renovação da inscrição/matrícula.

11.7 A difamação do bom nome da Apis Escola Waldorf Sesimbra, corpo docente e não docente, praticados, de forma reiterada ou de modo isolado com caráter de gravidade, pelo encarregado de Educação ou progenitores do aluno, constitui motivo de recusa de admissão da matrícula ou da sua renovação.

11.8 Igual recusa decorrerá da prática de atos injuriosos ou constitutivos de ameaças à comunidade escolar docente ou não docente, ou comunidade de alunos, bem como da prática de atos reiterados suscetíveis de destabilização do ambiente educativo ou dos membros do mesmo.

11.10 A Matrícula só é considerada válida e a vaga reservada com o pagamento da inscrição e a entrega dos seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição ano letivo 2020/2021 totalmente preenchida
  • Ficha Biográfica
  • Declaração de aceitação do Regulamento Interno assinada
  • Fotocópia de cartão de cidadão da criança
  • Fotocópia de cartão de cidadão dos pais
  • Fotocópia de boletim de vacinas ou declaração dos pais em caso de opção de não vacinação
  • 1 fotografia atual da criança tipo passe (Jardim de Infância)
  • 6 fotografias atuais da criança tipo passe (1º e 2º ciclo)

11.11 - A Renovação da Matrícula só é considerada válida e a vaga reservada com o pagamento da Inscrição e a entrega dos seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição ano letivo 2020/2021 totalmente preenchida
  • Declaração de aceitação do Regulamento Interno 2020/2021 assinada
  • Fotocópia de cartão de cidadão da criança e dos pais caso as anteriormente entregues estejam fora da validade.
  • Fotocópia do boletim de vacinas ou declaração dos pais em caso de opção de não vacinação, quando tenham havido alterações desde a entrega da última cópia
  • 1 fotografia atual da criança tipo passe (Jardim de Infância)
  • 6 fotografias atuais da criança tipo passe (1º ciclo)

Artigo 12º - Anuidades

12.1 Anuidades do Jardim de Infância

A anuidade do Jardim de Infância é de 4785€.

Este valor inclui o seguro escolar e três refeições diárias.

A falta de comparência da criança, por férias, doença ou outro motivo não dá direito a qualquer reembolso ou desconto.(vide art 13.8 Em caso do encerramento das instalações da Apis por determinação legal, calamidade pública ou força maior não imputável à mesma, as prestações por inteiro são devidas nos termos do presente Regulamento)

12.2 O pagamento da anuidade poderá ser feito em três modalidades:

Prestações mensais: 435€ (de setembro de 2020 a julho de 2021)

Em três prestações: Setembro, janeiro e maio anuidade nesta opção tem 1% de desconto.

Valores e datas a transferir:

setembro - 1723€ / jan - 1723€ / maio - 1292€

Pagamento anual: anuidade nesta opção tem 2% de desconto

Valor e data a transferir:

Até 8 de setembro 4689€

12.3 Anuidades 1º Ciclo

A anuidade do 1º Ciclo é de 5005€.

Este valor inclui o seguro escolar, três refeições diárias e atividades curriculares complementares de Música, Inglês, Educação Física, Costura, Euritmia, Horta Pedagógica, Segunda Língua Estrangeira e Ginástica Bothmer (3ª e 4ª classes). (As atividades complementares serão confirmadas no início de cada ano letivo, podendo haver lugar a mudança, diminuição ou aumento das mesmas)

A falta de comparência da criança, por férias, doença ou outro motivo não dá direito a qualquer reembolso ou desconto.(vide art 13.8 Em caso do encerramento das instalações da Apis por determinação legal, calamidade pública ou força maior não imputável à mesma, as prestações por inteiro são devidas nos termos do presente Regulamento)

12.4 O pagamento da anuidade poderá ser feito em três modalidades:

Prestações mensais: 455€ (de setembro de 2020 a julho de 2021)

Em três prestações: Setembro, janeiro e maio anuidade nesta opção tem 1% de desconto.

Valores e datas a transferir:

setembro - 1802€ / janeiro - 1802€ / maio - 1351€

Pagamento anual: anuidade nesta opção tem 2% de desconto

Valor e data a transferir:

Até 8 de setembro 4905€

12.7 Em caso de frequência de irmãos há um desconto de 5% para o segundo irmão e de 15% para o terceiro e demais irmãos. Os descontos não são cumulativos com os descontos aplicados no pagamento das prestações trimestrais e anuais.

Artigo 13º - Pagamentos

13.1 O pagamento da anuidade deverá ser efetuado através de transferência bancária, devidamente identificada,até ao dia 8 de cada mês.

13.2 A partir do dia 9 de cada mês será aplicada uma sanção de 10% de aumento sobre o valor de cada mensalidade em atraso.

13.3 A partir do início do segundo mês de atraso, será suspenso o direito da criança à frequência da Apis Escola Waldorf Sesimbra, direito que só será restabelecido mediante o pagamento de todas as mensalidades em atraso, incluindo as mensalidades referentes ao(s) mês(es) em que a criança não frequentou a Apis Escola Waldorf Sesimbra.

13.4 Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para Casa da Floresta

IBAN PT50 0045 9020 4025 5081 6687 0

13.5 Por motivos de organização e segurança dos pagamentos efetuados é necessário o envio dos respetivos comprovativos para a escola, enviar comprovativo para apisescolawaldorfsesimbra@gmail.com. No caso de não ser possível enviar o comprovativo por mail, esse comprovativo deverá ser entregue diretamente na secretaria da escola.

13.7 A Apis Escola Waldorf Sesimbra não se responsabiliza por pagamentos que não se encontrem adequadamente identificados.

13.8 Em caso do encerramento das instalações da Apis por determinação legal, calamidade pública ou força maior não imputável à mesma, as prestações por inteiro são devidas nos termos do presente Regulamento.

Artigo 14º - Anulação da Inscrição e frequência

14.1 A anulação da inscrição ou da frequência deverá ser comunicada por escrito à escola com 60 dias de antecedência.

14.2 A não observância desta regra implica o pagamento dos dois meses seguintes à saída da criança.

14.3 Não há lugar em nenhuma situação à devolução do valor da Inscrição, bem como dos pagamentos quadrimestrais ou anuais.

14.4 A anulação da Inscrição antes do início do ano letivo implica o pagamento de setembro e outubro do ano letivo a que se refere a inscrição.

Alimentação e Regras de utilização do espaço

Artigo 15º - Alimentação

15.1 Na Apis Escola Waldorf Sesimbra é praticada uma alimentação ovo-lacteo-vegetariana, elaborada com produtos de origem biológica e sempre que possível biodinâmica.

15.2 A cozinha encerra às 16:00.

15.3 Os princípios alimentares da Apis Escola Waldorf Sesimbra deverão ser respeitados no espaço da escola, no caso de aniversários e de outras celebrações realizadas no âmbito escolar, bem como nas visitas de estudo.

15.4 As crianças/jovens não podem trazer doces para a escola.

15.5. Por motivos de higiene e segurança alimentar em nenhum momento devem as famílias entrar na cozinha.

15.6 Em caso de alergias ou intolerâncias alimentares deverão entregar relatório e exames médicos e trazer ingredientes substitutos para serem confecionados na cozinha da escola.

15.7 No dia do aniversário do aluno, os pais podem trazer um bolo de aniversário, mas para evitar intoxicações alimentares ou alergias, os bolos devem ser preferencialmente caseiros, isentos de creme de ovos, natas, coberturas de claras e corantes. Devem evitar o uso de açúcar refinado, smarties, gomas, etc. de acordo com os princípios alimentares da escola.

Artigo 16º - Regras de utilização do espaço

16.1 As regras de utilização do espaço aplicam-se durante o seu normal funcionamento, bem como durante as Celebrações e Mercadinhos.

16.2 Não levar brinquedos e mobiliário do interior para o exterior.

16.3 Deixar o espaço interior e exterior tal como o encontrou.

16.4 Respeitar o espaço exterior e interior.

16.5 Não utilizar material de desgaste da escola.

16.6 Não fumar nas instalações interiores e exteriores da escola.

16.7 Não utilizar os alimentos da escola.

16.8 Respeitar os princípios alimentares da escola.

16.9 Escolher as atividades, para crianças e adultos, que se integrem na filosofia da escola.

Prolongamento

Artigo 17ª - Funcionamento do Horário de Apoio à Família - Prolongamento

17.1 O Regime de Apoio às Famílias - Prolongamento - funciona das 17:00 às 18:30.

17.2 As crianças/jovens serão entregues pelo responsável de sala ao responsável pelo prolongamento às 17:00.

17.3 O valor do prolongamento mensal é de 60€ pago antecipadamente.

17.4 O valor do prolongamento avulso é de 6€ caso a criança permaneça até às 18:00 e 10€ após as 18:00. A secretaria envia no final do mês, para cada encarregado de educação, o valor a pagamento que será pago com a prestação do mês seguinte. O valor do prolongamento de julho será pago até 8 de agosto.

17.5 Caso a criança permaneça após as 18:30 é aplicada uma multa de 30€.

17.6 O controlo da hora de saída e contabilização do prolongamento é dado pelo cartão de acesso. Sem esse registo será cobrado o valor máximo.

17.7 No decurso do prolongamento é dado às crianças/jovens um segundo lanche.

17.8 Após as 17:00 não é permitida a presença de Famílias no local onde se realiza o prolongamento, seja no exterior como no interior da Escola.

17.9 Não haverá lugar ao serviço de prolongamento nos dias de celebrações.

Saúde e Processo Individual da Criança

Artigo 18º - Saúde

18.1 Quando a criança necessitar de medicação durante o período de permanência na Apis Escola Waldorf Sesimbra, os pais deverão entregar ao Responsável de sala os medicamentos, acompanhados pela respetiva prescrição médica, ou em caso de falta desta, informar por escrito dos horários em que os mesmos deverão ser administrados e a sua quantidade assinando o Termo de Responsabilidade que lhes for apresentado.

18.2 Os medicamentos devem estar identificados com o nome da criança.

18.3 A Apis Escola Waldorf Sesimbra deve informar os encarregados de educação e vice-versa, de qualquer alteração física da criança.

18.4 Não é permitida a entrada na Apis Escola Waldorf Sesimbra de crianças que apresentem sintomas de doença.

18.5 Quando, na Apis Escola Waldorf Sesimbra, for detetado algum sintoma de uma possível doença, os pais serão avisados para recolher a criança no menor espaço de tempo. A Apis Escola Waldorf Sesimbra não administra Paracetamol ou similares.

18.6 No caso de contrair alguma doença infectocontagiosa (conforme Decreto de Lei 229/96 de 13 de setembro), a criança não pode frequentar a Apis Escola Waldorf Sesimbra durante o período que o médico considerar necessário ao seu restabelecimento, comprovando com declaração que está novamente apta a regressar às atividades.

18.7 Sempre que a criança não compareça por motivo de doença e por um período superior a três dias, devem os pais apresentar declaração médica logo que o seu regresso seja possível.

18.8 Em caso de acidente, serão tomadas todas as providências para que a criança seja de imediato observada por Instituições de Saúde (hospital ou centro de saúde). Os Encarregados de Educação serão de imediato avisados e chamados, devendo comparecer no local onde a criança estiver a ser assistida.

18.9 Em situações em que seja detetada Pediculose (vulgo piolhos), o Encarregado de Educação será avisado para que recolha de imediato a criança e efetue o devido tratamento. A criança só poderá regressar à escola após ser verificado que já não tem piolhos ou lêndeas.

Artigo 19º - Processo Individual da Criança

19.1 O Processo individual da criança deverá conter todos os elementos necessários que permitam acompanhar o percurso escolar e educativo do aluno, constituindo-se como registo sistemático e exclusivo das informações relevantes do seu percurso educativo. Todas as informações constantes no Processo Individual da criança são de caráter sigiloso, sendo garantida a confidencialidade do mesmo.

19.2 O Processo Individual da criança poderá ser consultado pelos Encarregados de Educação, Professores e outros intervenientes no processo de aprendizagem, na presença da Direção ou de um membro Equipa Pedagógica.

Biblioteca

Artigo 20º - Biblioteca

20.1 A biblioteca escolar disponibiliza documentos que contribuam para o desenvolvimento de atividades de natureza pedagógica, bem como de ocupação dos tempos livres e de lazer.

20.2 Os livros deverão ser requisitados e entregues pelo responsável de sala ao responsável da biblioteca.

20.3 Os livros que as crianças/jovens levarem para casa deverão ser devolvidos no prazo acordado com o responsável de sala.

20.4 Sendo um objeto de grande valor para a Apis, os livros deverão ser estimados por todos.

20.5 Caso o livro seja danificado durante a requisição será obrigação dessa sala ou do Encarregado de Educação, repor um novo.

Visitas de Estudo

Artigo 21º - Visitas de Estudo

21.1 As visitas de estudo são propostas em Reunião de Equipa Pedagógica e aprovadas pela Direção.

21.2 Será solicitado aos Encarregados de Educação o valor do custo da visita bem como o preenchimento e assinatura da autorização de saída da escola.

21.3 Em dias de visita as crianças/jovens deverão fazer-se acompanhar de almoço e lanche quando solicitado, bem como de uma garrafa de água.

21.4 Nas visitas de estudo a alimentação trazida de casa deverá respeitar os princípios alimentares da Apis Escola Waldorf Sesimbra.

21.5 Os pais deverão sempre respeitar o horário de entrega das crianças/jovens, previamente estipulado para esse dia.

21.6 Em dias de visita a sala em questão estará encerrada, pelo que as crianças/jovens dessa sala que não participem na mesma não poderão vir à escola.

Regras de Início e fim de dia e Ritmos de sala

Artigo 22º - Regras do início do dia para Jardim de Infância

22.1 As Famílias deverão respeitar sempre o horário de forma a facilitar o processo de integração da criança na sala e a criação de uma boa dinâmica de grupo em cada dia.

22.2 A entrada verifica-se entre as 8:00 e as 9:30. A criança tem de ser entregue ao adulto responsável.

22.3 Situações de atraso ou falta têm de ser comunicadas até às 9:30.

22.4 O almoço só é garantido se a criança chegar até às 10:30, ou se os Encarregados de Educação avisarem até a essa hora do atraso na chegada da criança.

Artigo 23º - Regras do início do dia para o 1º Ciclo - pontualidade

23.1 As Famílias deverão respeitar sempre o horário de forma a facilitar o processo de integração da criança na sala e a criação de uma boa dinâmica de grupo em cada dia.

23.2 É essencial chegar pontualmente de forma a que a criança crie um ritmo diário saudável, sentido de pertença ao grupo e à Comunidade, responsabilidade e respeito pelo grupo.

23.3 A entrada verifica-se entre as 8:00 e as 8:30. A criança tem de ser entregue ao adulto responsável.

23.4 Situações de atraso e falta têm de ser comunicadas até às 8:30. (ver artigo 26º referente às faltas)

23.5 O almoço só é garantido se a criança chegar até às 10:30, ou se os Encarregados de Educação avisarem até a essa hora do atraso na chegada da criança.

Artigo 24º - Regras do final do dia Jardim de Infância, 1º ciclo

24.1 O adulto responsável por vir buscar a criança deve comunicar sempre a saída da mesma ao colaborador responsável inclusive no prolongamento, bem como passar o cartão no portão, à entrada e saída, mesmo que o portão se encontre aberto por outra família.

24.2 Sempre que a saída da criança não se efetuar pela pessoa previamente estipulada, tal facto deverá ser comunicado com a devida antecedência ao responsável de sala e à secretaria através do email apisescolawaldorfsesimbra@gmail.com, copiando no email a pessoa que o vem buscar. Sem esse aviso prévio não serão entregues crianças/jovens a quem não esteja devidamente autorizado mesmo que conheça a criança.

24.3 A partir do momento em que a criança é entregue à pessoa devidamente autorizada para esse efeito, fica à inteira responsabilidade desse adulto, não sendo permitida a permanência no espaço da escola após esse momento.

24.4 A partir das 17:00 o espaço interior da Escola encontra-se encerrado, ficando apenas aberto a quem se encontrar no Prolongamento ou noutras atividades.

24.5 Nas celebrações com a participação dos pais, Mercadinhos e dias de trabalho ao fim de semana os pais são responsáveis pelas suas crianças/jovens.

Artigo 25º - Ritmos de sala

25.1 Jardim de Infância

08:00 09:30

09:30 - 10:00

Acolhimento e Brincadeira livre

Roda rítmica e lanche da manhã


10:00 - 11:15

Atividades e Brincadeira livre no exterior


11:15 - 12:00

12:15 - 13:00

Brincadeira livre no exterior

almoço


13:15 - 15:00

15:30

16:00 - 17:00.

Conto de fadas e sesta/descanso

Lanche da tarde

Brincadeira livre

25.2 - 1º Ciclo - 1ª e classe

08:30 - 10:30

Aula principal


10:30 - 11:00

Lanche da manhã e intervalo


11:00 - 11:30

11:30 - 12:15

Atividades letivas e complementares

Atividades letivas e complementares


12:15 - 14:00

Almoço e intervalo


14:00 - 15:00

Atividades letivas e complementares


15:00 - 15:15

15:15 - 16:00

Lanche da tarde e brincadeira livre (1º e 2º classe)

Trabalhos na escola - 2ª classe

Brincadeira Livre - 1ªª classe

25.3 - 1º Ciclo - 3ª eclasse

08:30 - 10:30

Aula principal


10:30 - 11:00

Lanche da manhã e intervalo


11:00 - 12:00

12:00 - 13:00

Atividades letivas e complementares

Atividades letivas e complementares


13:00 - 14:00

Almoço e intervalo


14:00 - 15:00

Atividades letivas e complementares


15:00 - 15:45

15:45 - 16:00

16:00 - 16:30

16:30 - 17:00

Trabalhos na escola e Atividades complementares

Lanche

Brincadeira livre

Tempo de estudo autónomo - 3 e 4 classe


1º ciclo Faltas e Avaliação

Artigo 26º - Faltas

26.1 A Falta é a ausência de um aluno a uma aula ou a outra atividade de frequência obrigatória.

Artigo 27º - Faltas de Atraso

27.1 Existe uma tolerância de 10 (dez) minutos no primeiro tempo da manhã que não deve ser tomada como uma regra, só devendo ser utilizada em casos de exceção. Se a criança chega, sistematicamente, dentro do horário de tolerância, será marcada a respetiva falta de atraso. À terceira falta de atraso será marcada uma falta injustificada e consequentemente os pais serão convocados para uma reunião com o professor de classe.

Artigo 28º - Justificação de Faltas

28.1 As faltas dos alunos devem sempre ser justificadas pelo Encarregado de Educação através de impresso próprio que está na posse dos responsáveis de sala, acompanhado pelos elementos comprovativos adicionais entendidos como necessários à justificação da falta.

28.2 O pedido de justificação da falta terá de ser entregue ao Responsável de sala até ao 3º dia útil subsequente à verificação da mesma.

Artigo 29º - Faltas Injustificadas

29.1 São consideradas injustificadas as faltas que não tenham sido objeto de justificação, aquelas cujas justificações não tenham sido aceites e/ou apresentadas fora do prazo.

29.2 As faltas injustificadas não podem exceder 10 dias, seguidos ou interpolados. (Estatuto do Aluno - Decreto de Lei nº51/2012, de 5 de setembro).

Artigo 30º - Avaliação

30.1 A avaliação é entendida como um processo integrado no ciclo de ensino-aprendizagem, incluindo um conjunto de procedimentos que para além da certificação constitui-se como estratégia de apoio e promoção das aprendizagens e crescimento holístico da criança.

Jardim de Infância

30.2 Ao longo do ano, diariamente, as Educadoras observarão o desenvolvimento de cada criança, procedendo a uma reunião individual com os Encarregados de Educação a meio do ano letivo e entregando um Relatório de Observação antes da conclusão do ano letivo. Neste Relatório será plasmado o olhar da Educadora sobre o desenvolvimento global da criança, bem como um conjunto de competências a serem trabalhadas no momento seguinte do seu percurso biográfico. Duas cópias da observação deverão obrigatoriamente ser assinadas pela Educadora, Encarregado de Educação e Direção. Uma cópia destinar-se-á ao processo individual do aluno e a outra à família. Sempre que a Educadora o entenda, poderá ser elaborado um plano de ação, a consensualizar com as famílias, com o objetivo de apoiar a criança no seu desenvolvimento pessoal. Este plano de ação deverá ser assinado pela Educadora e Encarregado de Educação. Uma cópia destinar-se-á ao processo individual do aluno e a outra à família.

1º ciclo

30.3 No final de cada período o Professor de Classe elabora, conjuntamente com os Professores Complementares, o Relatório de Observação Individual de cada criança. Neste Relatório constará a observação global da criança e das suas aprendizagens à luz da visão Antroposófica do Ser Humano.

30.4 No final de cada período o Professor de Classe reúne com os Encarregados de Educação para entrega dos Relatórios de Observação e partilha da observação Global da criança, onde constarão quais as estratégias, atitudes e aprendizagens a manter ou melhorar. Duas cópias da observação deverão obrigatoriamente ser assinadas pelo Professor de Classe, Encarregado de Educação e Direção. Uma cópia destinar-se-á ao processo individual do aluno e a outra à família.

30.5 No final do período, ou sempre que o Professor de Classe o entenda, poderá ser elaborado um plano de ação, a consensualizar com as famílias, com o objetivo de apoiar a criança no seu desenvolvimento pessoal e/ou académico. Este plano de ação deverá ser assinado pelo Professor de Classe e Encarregado de Educação. Uma cópia destinar-se-á ao processo individual do aluno e a outra à família.

Artigo 31º - Transição ou retenção do aluno

31.1 A transição da criança de Jardim de Infância para o 1ª ciclo deverá efetuar-se no final do primeiro seténio. No final do ano letivo prévio ao momento da transição a Educadora elaborará um parecer sobre a maturidade e desenvolvimento global, consensualizando com o Encarregado de Educação o melhor momento para essa transição. Caso seja necessário será solicitada observação médica sobre maturidade escolar.

31.2 A transição ou retenção do aluno é proposta pelo Professor de Classe em reunião de Equipa Pedagógica e comunicada aos Encarregados de Educação na reunião de Avaliação do 3º período.

Artigo 32º - Avaliação dos alunos à luz da escola inclusiva

32.1 A avaliação de todos os alunos deverá ter em conta o Decreto de Lei nº54 de 6 de julho de 2018.

Material de atividades de sala e consumíveis

Artigo 33ª - Material de atividades de sala e consumíveis no Jardim de Infância

33.1. Em setembro, janeiro e abril cada criança paga 15 para materiais didáticos e consumíveis adquiridos pela Escola. Este valor deverá ser pago por transferência bancária com o código da criança juntamente com a prestação desse mês.

Artigo 34ª - Material de atividades de sala e consumíveis nas sala 1º ciclo

34.1 Em setembro, janeiro e abril cada criança paga 30€ para materiais didáticos e consumíveis adquiridos pela Escola. Este valor deverá ser pago por transferência bancária com o código da criança juntamente com a prestação desse mês.

Artigo 36 - Material de início de ano letivo 1º ciclo

36.1 No início do ano letivo cada criança deverá adquirir:

  • 2 resmas de papel reciclado A4
  • 1 resma de papel reciclado A3
  • 4 colas roll-on UHU grandes
  • 1 tesoura
  • 1 apara-lápis com dois tamanhos (2ª, 3ª e 4ª classe)
  • 1 pasta de cartão A3 sem lombada (o mais simples e sóbria possível)
  • 1 saco de pano com alças (identificado com o nome da criança) para colocar a muda de roupa, pode ser trazido pelos pais ou adquirido por 15€ à Apis Escola Waldorf de Sesimbra mediante encomenda.

36.2 - Material adquirido diretamente à apis - Escola Waldorf de sesimbra

O professor de classe da 2ª, 3ª e 4ª classe verificará qual o material que está em bom estado para o próximo ano letivo e qual tem de ser obrigatoriamente reposto. A secretaria enviará uma listagem e respetivo custo até dia 30 de junho, o valor deverá ser pago até dia 8 de julho do ano letivo anterior.

36.3 A secretaria enviará o valor a pagamento para as crianças de 1ª classe e alunos novos.

36.4 Este material deverá ser renovado pelos pais sempre que o Professor o solicite.

  • 30 cadernos A4 (1ª e 2ª classes)
  • 40 cadernos A4 (3ª e 4ª classes)
  • 2 blocos de papel aguarela 150g (compra coletiva)
  • 1 pincel de aguarela
  • cera para modelar (caixa sortida) (compra coletiva)
  • Aguarelas (6 cores primárias) (compra coletiva)
  • Lápis de cor triangulares Lyra (caixa de 12) (2ª, 3ª e 4ª classe)
  • Blocos de cera (caixa de 8)
  • Bastões de cera (caixa de 6)
  • 2 cadernos A3 para desenho de forma
  • Papel de seda encerado (1 rolo sortido) (compra coletiva)
  • Flauta pentatónica (1ª e 2ª classes)
  • Flauta diatónica (3ª e 4ª classes)
  • Caneta de tinta permanente (4º classe)
  • Cargas para caneta de tinta permanente (4ª classe)
  • 3 novelos 100% lã
  • 1 caixa de costura com 1 agulha de lã com ponta redonda, botões diversos, várias linhas de coser, restos de tecidos, agulhas tricot, agulhas crochet)
  • 2 estojos

Vestuário, Material para dormir, Vestuário para atividades físicas e Higiene

Artigo 38º - Vestuário

38.1 Cada criança, mesmo do 1º ciclo, deverá ter, obrigatoriamente, uma muda de roupa adequada à estação do ano. Esta muda deverá ficar num saco de pano com alças identificado com o nome da criança. O saco pode ser trazido de casa ou adquirido por 15€ à Apis Escola Waldorf de Sesimbra mediante prévia encomenda.

38.2 Cada item de vestuário terá de estar identificado com o nome da criança.

38.3 Dadas as características da Quinta do Semanico, é aconselhável que as crianças/jovens vistam roupa confortável.

38.4 A muda de roupa compõe-se por:

  • Roupa interior
  • Calças/calções/saia
  • Camisola/sweatshirt/t-shirt
  • Chapéu/gorro
  • Roupa de exterior para o inverno em material impermeável (casaco com capuz, calças e galochas)

38.5 Não é permitido o uso de camisolas de clubes desportivos e as crianças/jovens devem evitar trazer vestidas roupas com estampagens demasiado chamativas ou com imagens agressivas e lantejoulas.

38.6 A Apis Escola Waldorf Sesimbra doará e/ou venderá a preços simbólicos itens de vestuário bem como de material para dormir ou de higiene que fiquem esquecidos no final do ano letivo nas suas instalações.

Artigo 39º - Material para dormir Jardim de Infância

39.1. Cada criança terá um futon de lã de fabrico artesanal que permanece na respetiva sala, exceto nos períodos de interrupção da atividade educativa.

39.2 O futon é adquirido pelos pais no início do ano letivo por 60€. A encomenda é feita pela Direção da Apis Escola Waldorf Sesimbra, ficando o futon a pertencer à criança.

39.3 Apenas será permitido o futon 100% lã como colchão para a sesta.

39.4 Sendo o futon 100% lã os pais deverão ter especial cuidado na lavagem do mesmo.

39.5 Para a sesta são necessárias as seguintes peças de roupa de cama, devidamente identificadas:

  • Manta em algodão para o verão
  • Manta em lã para o inverno
  • Lençóis em algodão
  • Almofada e uma fronha (se necessário)

39.6 Quinzenalmente os lençóis e (fronha) serão enviados para casa para serem lavados ou antes caso se verifique ser necessário.

Artigo 40º - Vestuário para atividades físicas (1º Ciclo)

40.1 Não será permitida a frequência de atividades desportivas ou Euritmia sem o equipamento adequado.

  • Calções/calças de fato de treino
  • Meias antiderrapantes
  • T-shirt
  • Sapatilhas de euritmia
  • Sapatilhas de ginástica

Higiene

Artigo 41 Jardim de Infância

41.1 Dadas as características do espaço da Apis Escola Waldorf de Sesimbra e a nossa orientação Pedagógica, para as atividades desenvolvidas pelas crianças é necessário o seguinte conjunto de itens para a sua higiene.

  • Toalha pequena para as mãos e rosto (devidamente identificada, que deverá semanalmente ser levada para lavar em casa)
  • Bolsa com um guardanapo de pano (devidamente identificados, que deverão semanalmente ser levados para lavar em casa)
  • Calçado para uso na sala (pantufas ou meias antiderrapantes)

41.2 A Apis Escola Waldorf de Sesimbra não se responsabiliza pela perda de acessórios usados pelas crianças que não se encontrem devidamente identificados.

41.3 Não é permitido trazer brinquedos de casa e a Apis Escola Waldorf de Sesimbra não se responsabiliza pela perda ou danos que possam ocorrer sobre os mesmos.

Artigo 42 - 1º Ciclo

42.1 Dadas as características do espaço da Apis Escola Waldorf Sesimbra e a nossa orientação Pedagógica para as atividades desenvolvidas pelas crianças/jovens é necessário o seguinte conjunto de itens para a sua higiene.

  • Bolsa com um guardanapo de pano (devidamente identificados, que deverão semanalmente ser enviada para lavar em casa)
  • Calçado para uso na sala, pantufas práticas
  • Escova e pasta de dentes sem flúor sintético
  • Copo para lavar os dentes
  • Caneca para beber água sala de aula (o mais neutra e simples possível)

42.2 A Apis Escola Waldorf Sesimbra não se responsabiliza pela perda de acessórios usados pelas crianças que não se encontrem devidamente identificados.

42.3 Não é permitido trazer brinquedos de casa e a Apis Escola Waldorf Sesimbra não se responsabiliza pela perda ou danos que possam ocorrer sobre os mesmos.

aparelhos eletrónicos

Artigo 43 - aparelhos eletrónicos

43.1 Não é permitido o uso de aparelhos eletrónicos quer no espaço da escola quer em atividades fora, como visitas de Estudo e acantonamentos.

Interação com os Pais/Encarregados de Educação

Artigo 44º - Enquadramento

44.1 Os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos seus filhos e fazem parte da Comunidade Educativa.

44.2 No ato da inscrição, os pais ou encarregados de Educação manifestarão por escrito a aceitação do Regulamento Interno e de todas as normas nele constantes, obrigando-se ao cumprimento dos mesmos na integra.

Artigo 44º - Direitos e Deveres dos Encarregados de Educação e Pais

44.1 Dar complementaridade ao trabalho desenvolvido na Escola.

44.2 Participar nas reuniões gerais de pais, reuniões de sala, reuniões individuais e reunião da Comissão de Pais.

44.3 Informar-se e ser informado sobre todas as matérias relativas ao processo educativo do seu educando.

44.4 Participar nas celebrações, festividades e formações abertas aos pais.

44.5 Serem respeitados na sua privacidade e intimidade.

44.6 Cumprir e respeitar o Regulamento Interno.

44.7 Transmitir a quem venha buscar ou trazer o seu filho das regras constantes neste Regulamento.

44.8 Respeitar o exercício das competências técnico-profissionais do pessoal da Escola.

44.9 Colaborar com os Educadores e Professores no âmbito do processo de aprendizagem dos seus educandos.

44.10 Em caso de conflito entre os seus filhos e outras crianças cujos pais não estejam presentes deve solicitar a Intervenção do colaborador de acompanha a criança nesse momento.

44.11 Assinar as autorizações e avaliações enviadas pela Escola.

44.12 Responsabilizar-se pela assiduidade e pontualidade das suas crianças.

44.13 Comparecer na Escola sempre que solicitado.

44.1. Cumprir os encargos financeiros nos prazos estabelecidos pela Escola.

44.15 Comunicar à Apis Escola Waldorf Sesimbra com a maior brevidade possível qualquer problema de saúde detetado ou diagnosticado à criança, assim como não a levar doente à escola.

44.16 Direito a participar nos Encontros de Pais promovidos pela Equipa Pedagógica.

44.17 Direito a participar nas Partilhas Pedagógicas dadas pela Equipa.

44.18 Correção no trato social, em especial, mediante o emprego de uma linguagem correta e educada.

Artigo 45º - Reunião de Pais

45.1 A realização das reuniões de pais decorre com a seguinte periodicidade:

  • Reuniões Gerais de Escola (Equipa Educativa e pais) - No início e final do ano letivo.

JARDIM DE INFÂNCIA

  • Reuniões de sala (Equipa da Sala e pais) - Início e final do ano letivo.
  • Reuniões Individuais Pais (Pais e Educadora) - no 2º período e no 3º período (apenas as crianças que transitam para o 1º ciclo).

1º CICLO

  • Reunião Geral de sala (Professor de Classe e pais) - Início do ano letivo.
  • Reuniões Individuais (Professores de Classe e Pais) - início de cada período e final do 3º.

45.2 A Direção poderá estar presente nas Reuniões de sala e nas reuniões individuais sempre que a mesma, o Responsável de Sala ou os pais previamente o solicitarem.

45.3. As datas destas reuniões serão definidas no início do ano letivo, de acordo com o Plano Anual de Atividades.

45.4. Eventuais alterações destas datas serão comunicadas com a maior antecedência possível.

Artigo 46º - Horário de Atendimento aos Pais

Jardim de Infância

46.1 4ª das 14:00 às 15:00

1º ciclo

46.2 2ª e 6ªª das 13:15 às 14:00

Direção

46.3 mediante marcação prévia.

46.4 Estas reuniões deverão ser marcadas, diretamente com os colaboradores em questão, com pelo menos uma semana de antecedência.

Artigo 47º - comissão de pais

47.1 A Comissão de pais é um órgão consultivo, que cuida, em parceria com a Direção e Equipa Pedagógica, do ambiente e vivência escolar.

47.2 A Comissão de Pais é renovada anualmente e é constituída por um Encarregado de Educação de cada sala e até três membros da Equipa Pedagógica.

47.3 No início de cada ano letivo poderá candidatar-se a pertencer a esta Comissão um Encarregado de Educação de cada sala, no caso de haver mais do que um pai interessado deverá ser o grupo de Encarregados de Educação dessa sala a, de forma consensual, decidir qual será o Encarregado de Educação candidato que pertencerá à Comissão de Pais.

47.4 A Equipa Pedagógica juntamente com a Direção nomeia até três membros da Equipa Pedagógica para o acompanhamento e apoio da Comissão de Pais.

47.5 A Comissão de Pais será convocada a reunir pela Equipa Pedagógica ou pela Direção mediante as necessidades identificadas no decorrer do ano letivo.

47.6 Um representante da Comissão de Pais poderá participar mensalmente, ou sempre que a Equipa Pedagógica ou a Direção creiam importante, nas reuniões gerais da Equipa Educativa.

47.7 A Direção e Equipa Pedagógica juntamente com a Comissão de Pais poderão criar vários grupos de trabalho com os demais Encarregados de Educação. Esses grupos de trabalho serão definidos anualmente.

47.8 Os planos de trabalho da Comissão de Pais e dos Grupos de Trabalho de Pais estão sujeitos à aprovação da Direção e da Equipa Pedagógica, devendo os seus planos de trabalho ser comunicados e consensualizados com a Direção e a Equipa Pedagógica.

alunos

Artigo 48º - Direitos e Deveres dos alunos

48.1 O Responsável de sala disponibilizará, em cada dia, um tempo e um espaço com cada criança, com o grupo e em grupo;

48.2 O Responsável de sala elogiará os esforços da criança, incentivará as suas iniciativas e estimulá-la-á nos seus trabalhos e projetos;

48.3 O Responsável de sala criticará de forma construtiva, não desprezando ou ridicularizando a criança;

48.4 O Responsável de sala levará sempre em conta as características próprias de cada criança em função da sua idade e desenvolvimento, sem procurar estimular capacidades de forma precoce;

48.5 O Responsável de sala potenciará sempre a sua curiosidade, o fascínio pela descoberta, o querer saber experimentando, o querer ser para aprender sem negligenciar a vontade de aprender revelada por cada criança;

48.6 O Responsável de sala tendo como princípio fundador a convicção de que há sempre algo de bom, diferente e único em cada criança o responsável de sala não comparará as crianças ou jovens, as suas capacidades, as suas atitudes, ações e resultados.

48.7 O Responsável de sala falará em verdade à criança, para respeitar o seu sentido de autoestima e justiça e para que ela não perca a confiança em quem a rodeia;

48.8 O Responsável de sala proporcionará um clima afetuoso, estável e estruturado para que a criança se sinta confiante no ambiente escolar;

48.9 O Responsável de sala respeitará o direito de à criança ser dito "não" de forma pensada, coerente, consistente, impondo-lhe os limites de que necessita para sua estabilidade emocional e para a sua estruturação enquanto indivíduo;

48.10 O Responsável de sala compreenderá que o egocentrismo, o egoísmo e a agressividade fazem parte da estruturação para o desenvolvimento da personalidade da criança o jovem, oferecendo-lhe alternativas para esses comportamentos em conformidade com o valor essencial do respeito pelo outro;

48.11 O Responsável de sala procurará sempre conhecer os motivos que levam a criança a agir de forma agressiva ou descontrolada, respeitando-a e exigindo respeito;

48.12 O Responsável de sala proporcionará à criança espaço e tempo para o seu conhecimento, criando oportunidades de reflexão autónoma e crítica;

48.13 O Responsável de sala proporcionará à criança espaço e tempo para o conhecimento do outro, promovendo a empatia, a cooperação, a comunicação e a solidariedade como alternativas à competitividade;

48.14 O Responsável de sala potenciará o respeito pela individualidade de cada um;

48.15 O Responsável de sala proporcionará à criança atividades estruturadas que possibilitem, a um tempo, a expressão da sua criatividade, da sua imaginação e do seu sentido estético.

48.16 O Responsável de sala criará as condições para que a criança possa desenvolver capacidades de observação, flexibilidade e adaptação na relação com o mundo;

48.17 O Responsável de sala criará um ambiente em que a criança se possa desenvolver física e animicamente;

48.18 O Responsável de sala valorizará a brincadeira com base do desenvolvimento da criança;

48.19 O Responsável de sala estimulará a comunicação aberta entre as crianças e jovens e entre estes e os adultos;

48.20 O Responsável de sala estimulará na criança ou no jovem o gosto pela expressão artística;

48.21 O Responsável de sala proporcionará à criança oportunidades para contactar com a natureza por meio das mais diversas atividades (plantar, semear e colher plantas, vivenciar, contemplar, limpar, manter, regar e preservar o espaço exterior) e para observar e experimentar o ato de transformar;

48.22 O Responsável de sala transmitirá à criança hábitos de organização, preservação e respeito pelo espaço interior e exterior, assim como todos os objetos com que tem contacto;

48.23 O Responsável de sala oferecerá à criança um espaço onde a sua segurança física não seja posta em causa, ensinando-lhe os perigos e acompanhando-a em todos os momentos;

48.24 O Responsável de sala criará espaço e tempo para a criança ser feliz;

48.25 O Responsável de sala incentivará a consciência da Autossustentabilidade;

disciplina

Artigo 49 - Disciplina

49.1 Caso a criança destrua algo será convidado a executar trabalho comunitário, construindo o que destruiu.

49.2 A Comunidade Educativa trabalhará a tomada de consciência e de conduta adequada a cada idade, adequando também as consequências que advenham de um comportamento menos positivo; (exemplos: ajudar a cuidar da casa, cuidar do material coletivo, etc.) de forma a que não sejam apenas sancionatórias, mas acima de tudo reparadoras.

49.3 Caso o comportamento desafiante seja repetitivo o responsável de sala convocará o Encarregado de Educação para que em conjunto seja traçado um plano de ação que pode ser inclusive de suspensão temporária da frequência do aluno.

49.4 Caso o aluno, bem como o Encarregado de Educação, não cumpram o plano de ação traçado o aluno poderá ser convidado a não frequentar a Apis Escola Waldorf Sesimbra nesse mesmo ano letivo ou no próximo.

49.5 Tendo em conta as características do nosso Projeto Educativo e do espaço físico em que estamos integrados, os pais ficam desde já informados de que as crianças irão brincar com terra, lama, água, pedras, paus e outros elementos naturais.

É da responsabilidade de quem vem buscar ou levar a criança, a garantia de que o portão e restantes cancelas que utilizar, fiquem devidamente fechados.

Contactos

212683303

Apis Escola Waldorf Sesimbra

Polo da Escola Casa da Floresta

Correio eletrónico

apisescolawaldorfsesimbra@gmail.com

www.apisescolawaldorfsesimbra.pt

Colaboradores e Trabalhadores da Apis escola Waldorf sesimbra polo Escola Casa da Floresta

Artigo 1º - Todos os Colaboradores e Trabalhadores são também Educadores, pelas suas atitudes, referências e comportamentos.

1.1 Todos devem criar e vivenciar uma Equipa Unida onde há lugar à participação e livre opinião de todos.

1.2 De um modo geral e mais ou menos informal, estes profissionais criam relações de amizade com as crianças, exercendo influência sobre elas, pelo que entre todos os colaboradores deverá haver uma consonância com os valores e princípios pedagógicos praticados na instituição.

1.3 A descoberta de valores e ideias comuns permite percorrer um caminho também ele comum, que reforça o relacionamento afetivo entre os diferentes profissionais da instituição e dá origem a um intenso sentimento de pertença a um projeto que é de todos.

1.4 Promovemos a existência de espaços de reflexão em conjunto, efetivada, semanalmente, nas reuniões da equipa pedagógica e mensalmente nas reuniões gerais de Equipa da Escola, de forma a sublinhar a importância decisiva do trabalho em equipa e incentivar a comunicação entre todos. Poderão ser marcadas outras reuniões sempre que a Equipa Pedagógica ou a Direção considerarem relevantes.

Artigo 2º - Direitos e Deveres dos Profissionais e Colaboradores da apis escola Waldorf de sesimbra

2.1 Ser Assíduo e Pontual.

2.2 Cumprir o Regulamento Interno da Apis Escola Waldorf de Sesimbra polo Escola Casa da Floresta.

2.3 Agir em consonância com o Regulamento Interno e o Projeto Educativo Apis Escola Waldorf de Sesimbra polo da Escola Casa da Floresta.

2.4 Participar na Elaboração e cumprimento do Plano Anual de Atividades

2.5 Ser apoiado no exercício das suas funções por toda a Comunidade Educativa.

2.6 O Pessoal Docente tem de ter ou iniciar Formação em Pedagogia Waldorf.

2.7 O Pessoal não Docente deve ter Formação em Pedagogia Waldorf.

2.8 Todos os colaboradores se devem cuidar e nutrir, Auto Educando-se e participando em Formações e Encontros Antroposóficos e da Pedagogia Waldorf.

2.9 Acolher da melhor forma estagiários e convidados pontuais.

2.10 Participar nas formações e cumprimento do HACCP, Segurança e Higiene no Trabalho, bem como de Evacuação e Segurança.

2.11. Manter o sigilo sobre os Processos Individuais das crianças e vivências das Famílias.

2.12. Desenvolver o trabalho que lhe é confiado com zelo e diligência, amor e brio.

2.13 Justificar as faltas de acordo com a Lei.

2.14 Atender às consultas obrigatórias de Medicina no Trabalho.

2.15 Entregar o Registo Criminal de acordo com a Lei.

2.16 Cumprir os prazos de Entrega dos Projetos Curriculares e Pedagógicos de sala.

2.17 Entregar as avaliações/observações das crianças na data estabelecida no Plano Anual de Atividades.

2.18 Zelar por todo o material de sala e geral de escola.

2.19 Usufruir dos descontos nas mensalidades para filhos inscritos na Apis Escola Waldorf de Sesimbra polo da Escola Casa da Floresta na percentagem possível em cada ano letivo.

2.20 Participar nas reuniões previstas no Plano Anual de Atividades.

2.21 Não colaborar profissionalmente noutra instituição sem a anuência da Direção.

2.22 Usufruir das férias consignadas na Lei Geral do Trabalho.

2.23 Participar nas arrumações e limpezas gerais da Escola.

2.24 Propor e participar em ações de Formação.

2.25 Respeitar o bom nome da Apis Escola Waldorf de Sesimbra e da Escola Casa da Floresta e de todos os membros da Comunidade Educativa.

2.25 Elaborar um documento de Autoavaliação anual e cumprir o plano de ação consensualizado com a Direção.

NOTA FINAL

Considerando:

  • a necessidade de esclarecer a relação financeira entre os encarregados de educação e este estabelecimento de ensino, e
  • a probabilidade de, após setembro de 2020, haver novamente momentos em que o Governo determine que as atividades letivas tenham de ser desenvolvidas em regime não presencial ou em que o Governo determine alterações ao currículo motivadas pela necessidade de reduzir a permanência / número de alunos nos estabelecimentos de ensino,

São adotadas as seguintes normas do regulamento interno da Apis Escola Waldorf de Sesimbra

ANUIDADE

  • Pela frequência do estabelecimento de ensino durante um ano escolar, é devido o pagamento de uma anuidade no valor estabelecido no preçário para cada nível de ensino.
  • O valor da anuidade pode ser pago de uma só vez, até ao dia 8 de setembro do ano letivo a que respeita, beneficiando os encarregados de educação do desconto de 2%;
  • O valor da anuidade pode ser pago em onze prestações mensais sucessivas, vencendo-se a primeira em setembro.
  • O valor da anuidade pode ainda ser pago em prestações quadrimestrais, vencendo-se a primeira em setembro beneficiando os encarregados de educação do desconto de 1%.
  • As faltas do aluno, justificadas ou não, não dão origem a qualquer desconto ou diminuição na anuidade.
  • A desistência de matrícula ou inscrição durante o ano letivo não confere direito ao reembolso das quantias já pagas nem desobriga do pagamento de prestações vencidas ou vincendas, salvo motivos fundamentados a avaliar pela direção do estabelecimento de ensino.

INCUMPRIMENTO

  • O não pagamento pontual de qualquer das prestações faz vencer todas as restantes, devendo a quantia total ser paga no prazo de 5 dias úteis contados da notificação da escola ao encarregado de educação para proceder ao pagamento.
  • Caso o encarregado de educação não pague no prazo referido no número anterior, a quantia total em dívida começa a vencer juros e considera-se o incumprimento definitivo, podendo a entidade titular da escola considerar resolvido por justa causa o contrato de prestação de serviços educativos celebrado.
  • No caso previsto no número anterior, o educando deixa de ser aluno do estabelecimento de ensino, obrigando-se o encarregado de educação a pedir imediatamente a transferência do aluno para outro estabelecimento de ensino, quando o educando estiver abrangido pela escolaridade obrigatória.

ALTERAÇÕES AO TEMPO OU MODO DE LECIONAÇÃO

  • Caso, após a matrícula/renovação da matrícula, as autoridades públicas imponham períodos de suspensão das atividades presenciais, diminuição do currículo ou outras que alterem o tempo ou modo como os estabelecimentos de ensino prestam o serviço educativo, este facto não confere ao encarregado de educaçã a pedir uma redução da anuidade.
  • Sem prejuízo do disposto no número anterior, a entidade titular do estabelecimento de ensino poderá, em função do impacto das imposições referidas no número anterior e das possibilidades do estabelecimento de ensino, vir a decidir conceder alguma redução ou outro benefício às famílias.

Declaro que tomei conhecimento do Regulamento Interno da apis Escola Waldorf de sesimbra 2020/2021.

Mais declaro que aceito as normas nele constantes.

Nome da criança: ____ _________________________________

Data: ____________________________________

Assinatura Encarregado(a) de Educação